sábado, 1 de dezembro de 2012

Resenha – Documentário Jornalismo Oline


O documentário assistido durante as aulas de Jornalismo Digital veio a esclarecer vários questionamentos a respeito da assustadora evolução a qual vem passando o webjornalismo. Conforme afirmou os jornalistas envolvidos na entrevista documentada em vídeo, o jornalismo online é considerado como um fenômeno relevante na Indústria da Comunicação, esse é um fato que vem acontecendo nos últimos tempos.
Para os comunicadores, o que diferencia o jornalismo online em relação as outras mídias são dois fatores: interatividade e instantaneidade. Essas duas dimensões tem sido as responsáveis em fazer com que a mídia eletrônica cause o impacto assustador que tem atraído mais adeptos para o mundo virtual.
Além dos destaques dado para a evolução do webjornal, o documentário também enfatizou que a internet foi além fronteiras, onde proporcionou que o homem passasse a ter acesso direto a qualquer tipo de informação. Outra vantagem apontada pelos jornalistas do documentário é que na internet o usuário interage com a notícia, pode assim, ele mesmo ser o autor do fato publicado.
A facilidade conquistada com o avanço da tecnologia também foi um dos assuntos abordados no filme apresentado em aula, isso porque, ficou claro para quem assistia que há tempos atrás para ser jornalista precisava está em uma instituição ou organização. Hoje com a ferramenta da internet, o indivíduo pode ser jornalista sem está em um ambiente fechado de redação, tendo que marcar ponto todos os dias.
Outro ponto que vale destaque no documentário, é que o jornalismo online surgiu para ‘quebrar’ o jornalismo ditatorial, que particularmente exemplificando, o Brasil vivenciou durante muitos anos. A internet veio aparecer, para tornar o ato de informar, de fazer jornalismo, mais democrático.
Um dos fatores que o jornalismo online tem passado por uma considerável evolução, é que para quem deseja investir na área, o custo financeiro é baixo. A criação de novas tecnologias aparece para o profissional de comunicação como uma maneira mais acessível para entrar no mercado.
Perdendo apenas para a televisão, a internet ocupa o segundo lugar em credibilidade na informação, uma vez que, a TV ganha pela imagem em tempo real e a internet pelo velocidade que tem em publicar um ocorrido.Além de ser veloz, a meta principal do webjornalismo é transmitir a notícia em tempo real.


Trabalho solicitado pelo professor Andrews Pedra Branca na disciplina de Jornalismo Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário