sábado, 1 de dezembro de 2012

Interatividade – Conceito

Libertário ou Obrigadora? 
Conceito de Interatividade: De acordo com os pesquisadores Marcos Silva e Alex Primo, a idéia de interatividade está presente em quse tudo que nos cerca atualmente. Segundo eles, a TV é interativa, o brinquedo, o rádio, o aparelho eletrônico também são interativos, além disso, os estudiosos também conisderam que a interatividade está na moda, uma vez que muitas são as s uas formas de uso.
 Uma idéia de Silva que vale ser destacada é que a interatividade vem da pop art, caracterizada pela fusão sujeito-objeto. O autor analisado explica o conceito usando o exemplo do artista  Hélio Oiticica, onde o espectador interfere, modifica e co-cria a obra com o artista. Portanto percebe-se uma interação entre o artista e quem admira a obra, podendo assim afirmar também se trata de uma nova dimensão conversacional da Informática.
Nesse sentido, o conceito de interatividade vai para além do conceito de interação, onde existe uma separação entre quem emite e quem recebe a mensagem. Para Primo, o conceito de interatividade transcende o conceito de interação, uma vez que não há uma separação em pólo emissor e pólo receptor, já que a mensagem  numa dimensão interativa não está restrita à emissão.
Libertária ou Obrigadora?
No que se refere ao Jornalismo, não podemos dizer que a dimensão Interatividade é algo que obriga, nem o leitor/telespectador/ouvinte e nem tampouco o produtor da informação ou da comunicação que está sendo mediada. Se tratando dos veículos de comunicação e dos meios, a interatividade é também vista como algo opcional, onde não obriga o usuário a interagir como o que está na tela do computador, isso referindo-se ao internauta. Mesmo que se trate de um blog ou site que propoirciona ao usuário uma interação com o que está sendo veiculado, ele só participa se desejar, pois para acessar determinado veículo na web, necessariamente não é de obrigação ser interativo.
Nem o produtor do processo da informação é obrigado a abrir a interatividade e nem o público-alvo daquele meio é obrigado a interagir.

Texto produzido para disciplina de Jornalismo Comunitário / Orinetadora: Sílvia Dantas

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