Para a análise solicitada pela disciplina de Webdesigner, as páginas de internet escolhidas foram os portais UOL, Yahoo e iG e o blog da jornalista Miriam Leitão. Como característica em comum, os portais se assemelham na constante atualização da notícia, já o blog, trata-se de uma ferramenta utilizada apenas para reportagens e comentários sobre economia, isso produzidos pela própria jornalista.
Ainda
no que diz respeito ao blog da jornalista Miriam Leitão, a ferramenta
de comunicação utilizada por ela, também trata-se de um portfólio para
publicação das suas produções nos veículos em que atua, como é o caso da
Rádio CBN e da Globo News.
No
que se refere à proposta da orientadora da disciplina, os itens
organização das informações, combinação de cores, distribuição dos
elementos visuais e demais detalhes, são diferenciados nas quatro
páginas analisadas. Iniciando pela combinação de cor, o portal UOL,
segue a afirmação da pesquisadora Daniele Damasceno, que acredita na
aceitação do azul pela maioria dos leitores de webjornal, ela enfatiza
que a referida tonalidade transmite profundidade e credibilidade.
Além do azul, uma característica que assemelha o UOL com o iG, é a predominância da cor branca. Dos três portais analisados, a semelhança mais comum é entre iG e UOL, isso na combinação de cores. Ambos utilizam o azul e branco em seu layout, porém o UOL tem visibilidade mais atraente, por se tratar de uma página de fundo branco com detalhes pretos, que se torna mais atraente para o internauta. Para a autora do livro Webdesigner Teoria e Prática, o preto, que está mais presente no UOL é a cor da elegância e presente em 99% dos websites, na sua maioria em pequenos detalhes. (O preto é destacado na página da UOL, na descrição do nome do portal).
No Yahoo, uma tonalidade que não é observada nos outros portais e nem no blog é o roxo, que está destacado no lado superior esquerdo da página inicial. A autora e pesquisada, salienta que é uma cor que apresenta duas funções distintas, isso porque pode se referir a um aspecto divertido, misterioso, nobre, dependendo das cores com as quais é associada, no caso do Yahoo, o roxo pode ser mais analisado no contexto de divertido, até mesmo porque, além de ser um portal de notícias jornalísticas é também de entretenimento.
No
blog da jornalista Miriam Leitão, a cor que mais predomina no layout é o
azul. A ferramenta para as notícias de economia segue as orientações da
pesquisadora Danielle, quando orienta que as cores escuras deverão ser
usadas nos detalhes do layout e que a maior parte do site deve ser
preenchida com as cores claras.
Na
página da comentarista de economia, as cores presentes no layout são
azul e verde, já nas áreas de publicação de textos, ou seja, na maior
parte do blog, observa-se a presença de tons pastéis, como é o caso da
cor bege.
Elementos visuais – preenchimento da página
Um
dos principais elementos visuais que compõe o design gráfico é a
tipografia, e estas estão bem visíveis na página do Yahoo. Antes de
identificarmos quais são, é fundamental entender que o elemento
tipográfico corresponde à representação de sinais gráficos como meio de
expressão de palavras, idéias ou elementos, construindo, assim,
mensagens visuais coerentes e até mesmo incompreensíveis para alguns
indivíduos.
Todas
as páginas de internet são preenchidas por tipografias, onde o objetivo
de tais elementos é impressionar e informar. De maneira não imparcial,
asseguro que entre os portais e o blog analisado, o que tem mais
probabilidade de impactar o usuário é o Yahoo, isso por se tratar de uma
página preenchida por vídeo, variados tipos de fontes e ambas em
estilos diferenciados (normal, negrito e itálico).
Uma
das razões que me faz observar o Yahoo como o que tem mais
probabilidade de impactar o leitor é porque por ter o fundo branco, o
webdesign que criou o portal utilizou várias cores para preencher a
página, isso de maneira discreta e combinando umas com as outras.
Concordando
com o resultado obtido através de estudo feito pelo Poynter Institute, a
imagem não chama atenção do internauta em site noticioso, provavelmente
por causa do tamanho e da resolução das mesmas. O estudo apontou também
que o tamanho e tipo das letras influenciam na escolha de um texto.
Além de Damasceno, outra autora pesquisada
foi Luciana Moherdam, que destaca em sua obra algumas orientações para
se distribuir bem os elementos de um designe. Para Moherdam, o usuário
fixa o olhar primeiro para o canto superior esquerdo da página, em
seguida para o centro e por último observa a parte centralizada, essa é a
característica de todas as páginas analisadas, onde os elementos são
distribuídos conforme sugere Luciana.
Segundo
a pesquisadora em Webdesigner, as manchetes tendem a atrair a entrada
na página, especialmente quando estão no canto superior esquerdo ou no
centro.
Para a análise solicitada pela disciplina de Webdesigner, as páginas de internet escolhidas foram os portais UOL, Yahoo e iG e o blog da jornalista Miriam Leitão. Como característica em comum, os portais se assemelham na constante atualização da notícia, já o blog, trata-se de uma ferramenta utilizada apenas para reportagens e comentários sobre economia, isso produzidos pela própria jornalista.
Ainda
no que diz respeito ao blog da jornalista Miriam Leitão, a ferramenta
de comunicação utilizada por ela, também trata-se de um portfólio para
publicação das suas produções nos veículos em que atua, como é o caso da
Rádio CBN e da Globo News.
No
que se refere à proposta da orientadora da disciplina, os itens
organização das informações, combinação de cores, distribuição dos
elementos visuais e demais detalhes, são diferenciados nas quatro
páginas analisadas. Iniciando pela combinação de cor, o portal UOL,
segue a afirmação da pesquisadora Daniele Damasceno, que acredita na
aceitação do azul pela maioria dos leitores de webjornal, ela enfatiza
que a referida tonalidade transmite profundidade e credibilidade.
Além do azul, uma característica que assemelha o UOL com o iG, é a predominância da cor branca. Dos três portais analisados, a semelhança mais comum é entre iG e UOL, isso na combinação de cores. Ambos utilizam o azul e branco em seu layout, porém o UOL tem visibilidade mais atraente, por se tratar de uma página de fundo branco com detalhes pretos, que se torna mais atraente para o internauta. Para a autora do livro Webdesigner Teoria e Prática, o preto, que está mais presente no UOL é a cor da elegância e presente em 99% dos websites, na sua maioria em pequenos detalhes. (O preto é destacado na página da UOL, na descrição do nome do portal).
No Yahoo, uma tonalidade que não é observada nos outros portais e nem no blog é o roxo, que está destacado no lado superior esquerdo da página inicial. A autora e pesquisada, salienta que é uma cor que apresenta duas funções distintas, isso porque pode se referir a um aspecto divertido, misterioso, nobre, dependendo das cores com as quais é associada, no caso do Yahoo, o roxo pode ser mais analisado no contexto de divertido, até mesmo porque, além de ser um portal de notícias jornalísticas é também de entretenimento.
No
blog da jornalista Miriam Leitão, a cor que mais predomina no layout é o
azul. A ferramenta para as notícias de economia segue as orientações da
pesquisadora Danielle, quando orienta que as cores escuras deverão ser
usadas nos detalhes do layout e que a maior parte do site deve ser
preenchida com as cores claras.
Na
página da comentarista de economia, as cores presentes no layout são
azul e verde, já nas áreas de publicação de textos, ou seja, na maior
parte do blog, observa-se a presença de tons pastéis, como é o caso da
cor bege.
Elementos visuais – preenchimento da página
Um
dos principais elementos visuais que compõe o design gráfico é a
tipografia, e estas estão bem visíveis na página do Yahoo. Antes de
identificarmos quais são, é fundamental entender que o elemento
tipográfico corresponde à representação de sinais gráficos como meio de
expressão de palavras, idéias ou elementos, construindo, assim,
mensagens visuais coerentes e até mesmo incompreensíveis para alguns
indivíduos.
Todas
as páginas de internet são preenchidas por tipografias, onde o objetivo
de tais elementos é impressionar e informar. De maneira não imparcial,
asseguro que entre os portais e o blog analisado, o que tem mais
probabilidade de impactar o usuário é o Yahoo, isso por se tratar de uma
página preenchida por vídeo, variados tipos de fontes e ambas em
estilos diferenciados (normal, negrito e itálico).
Uma
das razões que me faz observar o Yahoo como o que tem mais
probabilidade de impactar o leitor é porque por ter o fundo branco, o
webdesign que criou o portal utilizou várias cores para preencher a
página, isso de maneira discreta e combinando umas com as outras.
Concordando
com o resultado obtido através de estudo feito pelo Poynter Institute, a
imagem não chama atenção do internauta em site noticioso, provavelmente
por causa do tamanho e da resolução das mesmas. O estudo apontou também
que o tamanho e tipo das letras influenciam na escolha de um texto.
Além de Damasceno, outra autora pesquisada
foi Luciana Moherdam, que destaca em sua obra algumas orientações para
se distribuir bem os elementos de um designe. Para Moherdam, o usuário
fixa o olhar primeiro para o canto superior esquerdo da página, em
seguida para o centro e por último observa a parte centralizada, essa é a
característica de todas as páginas analisadas, onde os elementos são
distribuídos conforme sugere Luciana.
Segundo
a pesquisadora em Webdesigner, as manchetes tendem a atrair a entrada
na página, especialmente quando estão no canto superior esquerdo ou no
centro.
Trabalho da disciplina de Webdesigner, orientadora: Professora Mestranda Luciana Boeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário